text.skipToContent text.skipToNavigation
m_jogodecama_01.jpg

Para uma boa noite de sono, nada melhor que deitar em uma cama confortável, não é mesmo? Dormir bem é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, por isso é preciso ter certeza que não só o colchão, mas também o jogo de cama que você gostou é macio e confortável.

Se você não sabe como descobrir isso, veja quais pontos devem ser analisados para fazer a escolha certa.

Medidas

Antes de escolher o jogo de cama, tire as medidas do seu colchão para não ter erro. Se ele tiver a medida Queen size, por exemplo, é só comprar o jogo de cama com o mesmo nome. Mas se o seu colchão for muito alto, é melhor checar as medidas para ter certeza. Uma dica para quem não encontra o tamanho perfeito para o colchão é escolher um jogo de cama sempre um pouco maior.

 

  • King size: 203 x 193 cm; Queen size: 198 x 158 cm;
  • Casal: 188 x 138 cm;
  • Solteiro king: 205 x 100 cm;
  • Solteiro: 188 x 88 cm.

Número de fios

É a quantidade de fios por polegada que vai determinar a maciez e durabilidade do seu jogo de cama. Basicamente, quanto maior o número de fios, mais agradável e macio é o toque do lençol.

Para se ter uma ideia, a maioria dos lençóis mais sofisticados possui a partir de 180 fios, porém é possível encontrar jogos de cama muito confortáveis com 150 fios. Isso porque o tipo e o acabamento do tecido são outros fatores que influenciam na qualidade e conforto.

Tecidos

Cada tecido apresenta vantagens e desvantagens, por isso a escolha vai depender muito do que você procura.

No geral, os tecidos com maior porcentagem de algodão são mais macios, já os tecidos sintéticos ganham em praticidade. Mas você já sabe que o número de fios também é importante para a maciez, assim é possível encontrar lençóis extremamente confortáveis de tecidos sintéticos.

Microfibra: A microfibra é um tecido sintético que pode ser de poliéster, acrílico ou nylon. Ele possui um fio bem fino com toque suave e que proporciona isolamento térmico para noites quentes e frias mais confortáveis. Sua principal vantagem é a praticidade. Eles secam mais rápido e não amassam. Se você tem problemas para secar as roupas em casa, esse jogo de cama pode ser uma ótima escolha.

100% Algodão: Tecidos naturais deixam a pele respirar melhor e duram muitos anos. Portanto, comprar um jogo de cama 100% algodão é garantia de maciez, conforto e durabilidade. Por ser uma fibra muito macia, esse lençol não exige uma quantidade enorme de fios, os modelos de 150 já apresentam toque suave e agradável. Outro benefício do algodão é ser um tecido antialérgico.

Percal: Extremamente macio e resistente, esse material possui de 180 a 1000 fios e pode ser 100% algodão ou misto, com 50% algodão e 50% poliéster. Se você procura algo mais suave e fresco, prefira o com 100% algodão. O percal também é o mais indicado para um jogo de cama bordado ou com estampa.

Outros tecidos: Existem, ainda, opções mais nobres, como seda, cetim e o famoso algodão egípcio que apresentam qualidade superior no toque e durabilidade.


Elástico

Por último, o jogo de cama pode ter ou não elástico. O lençol com elástico tem várias vantagens: ele facilita na hora de arrumar a cama, não se solta durante a noite e não fica todo amassado no dia seguinte. A parte chata é que ele é mais difícil de dobrar.