text.skipToContent text.skipToNavigation
m_edredom_01.jpg

Como lavar edredom em casa

Passamos quase um terço de toda a nossa vida dormindo, não é mesmo? Por isso, é legal manter nossa roupa de cama sempre limpa, macia e confortável. Além disso, para evitar o acúmulo de ácaros e bactérias - os principais responsáveis por alergias e problemas respiratórios -, edredons, cobertores e travesseiros também devem ser lavados periodicamente (ao menos 2 vezes por ano). Como são um pouco mais leves, os cobertores e travesseiros são mais fáceis de lavar em casa. Mas como lavar o edredom? Confira as dicas!

Tamanho do edredom

Os edredons de casal podem pesar até 2 kg. Por isso, é preciso saber qual o tamanho da sua cama e qual tamanho de edredom é o mais indicado.

Preste atenção se o edredom, mesmo seco, não fica espremido dentro do cesto da máquina, lembrando que as mais recomendadas são as com capacidade acima de 10 kg. O edredom não pode exceder a capacidade da máquina de lavar. Se isso acontecer, pode estragar a peça e acaba não valendo a pena, sendo melhor mandar para uma lavanderia.

 

O que usar para lavar o edredom?

Na hora de lavar seu edredom, prefira o sabão líquido, pois o em pó pode deixar resíduos entre as fibras. Além disso, o líquido sai melhor no ciclo de enxágue normal da máquina.

Os edredons de fibra sintética não devem ser lavados com amaciante, pois o tecido interno do recheio da peça pode deixar de ter seu formato original e ficar bem mais fino, perdendo sua função de acolchoar.

Como secar?

Alguns edredons podem ser secados na secadora de roupas ou em uma lava e sec. Mas, antes de fazer isso, veja na etiqueta do produto se o sinalzinho está liberado nas instruções. Se a resposta for negativa, não tente fazer isso, pois ele pode encolher ou perder as fibras do enchimento. Caso ele possa ficar na secadora, sem problemas. Só não apresse o ciclo de secagem, pois, além de gastar energia extra, o processo pode estragar seu edredom.

Para estender no varal, se possível, deixe ele totalmente esticado. Caso seu espaço seja pequeno, dobre a peça ao meio para pendurar e vire-o ao longo do dia. Com todos os cuidados, o processo de como lavar o edredom em casa vai ficar bem mais fácil!