text.skipToContent text.skipToNavigation
Qual-o-melhor-chá-para-relaxar--mobile.jpg

Qual o melhor chá para relaxar

O hábito de beber chá é antigo em muitas civilizações. Indianos, chineses, árabes, ingleses (dentre outros povos) fazem do ato de tomar chá um ritual diário, como almoçar ou tomar café da manhã. No Brasil, tomar chá é algo feito muitas vezes com objetivos medicinais, embora muitas pessoas curtam reunir amigos para um chá no fim de tarde ou tomar chá entre as refeições. Vamos descobrir qual o melhor chá para relaxar e aliviar o estresse do dia a dia?

Como fazer um chá para relaxar

Primeiramente coloque no fogo uma chaleira com água suficiente para preparar a quantidade de chá desejada. Escolha a erva de sua preferência e coloque-a no bule ou xícara. Despeje a água fervente sobre a erva, tampe o bule (ou xícara) e deixe a mistura em infusão por alguns instantes. Depois de 10 minutos, retire o saquinho de chá da xícara ou coe o chá que está no bule no momento de passá-lo para a xícara, adoce se preferir e beba sem pressa. 

É claro que você pode preparar o seu chá preferido de outras maneiras. Fabricantes têm investido em projetos bem diferenciados para chaleiras. Existem aquelas que já tem o próprio infusor para simplificar o processo e modelos de chaleira elétrica, bem mais práticos. 

E, para ajudar você a encontrar o sabor ideal para seus momentos de relaxamento, segue uma lista dos chás mais comuns:

Chá de camomila 

Ajuda o corpo a relaxar quase que imediatamente. Seu sabor é calmante, levemente adocicado, e pode receber gotas ou rodelas de limão para ficar ainda mais gostoso. É indicado beber o chá de camomila ainda quente, mas a versão gelada também é muito agradável. 

Seu preparo é muito fácil. Separe primeiro uma colher de chá de flores e folhas secas de camomila e ½ litro de água. Coloque a água no fogo dentro de uma panela e, ao ferver, adicione a camomila. Abafe e espere durante 15 minutos e então coe. 

Chá de maracujá 

O maracujá é muito conhecido por seu poder de relaxamento. O suco ajuda bastante e muitos medicamentos fitoterápicos têm como base a bebida. O chá pode ser feito apenas com suas folhas ou acrescentar outras ervas, como a erva cidreira, na infusão para um sabor diferenciado. 

Seu preparo é semelhante ao de camomila só que no lugar das flores, você utiliza a polpa de 2 maracujás para ½ litro de água. Além disso, você vai precisar também de 1 pedaço de gengibre (2 cm) e ½ canela em pau. Basta ferver todos os ingredientes e, depois de 10 minutos, coar. 

Chá de melissa 

Seus óleos essenciais acalmam desde a pele até o temperamento agitado. Se o seu trabalho está tirando o seu sossego, uma xícara de chá de melissa é suficiente para manter a calma e continuar o dia em paz. A melissa também é indicada para quem sofre com insônia. 

Para preparar, leve ao fogo uma chaleira com 200 ml de água e deixe ferver. Depois, é só acrescentar 10 folhas secas de melissa, tampar e deixar descansar por 10 ou 15 minutos. Após esfriar, coe e adoce se preferir. 

Chá de hortelã com tangerina 

O chá de hortelã com tangerina é uma ótima mistura para ajudar a dormir melhor, em especial quem sofre de insônia crônica. A hortelã é uma erva medicinal extremamente relaxante, além do seu aroma ser muito agradável em ambientes como quarto e sala de estar. 

O preparo do chá de hortelã é bem simples também e segue o padrão do que se viu até aqui. Você vai ferver 500 ml de água e despejar sobre 1 colher de sopa de folhas de hortelã miúdas em um recipiente com tampa. Depois, deixe repousando por 15 minutos. Em seguida, é só coar. 

É claro que você pode simplificar o processo e comprar saquinhos de todos os chás apresentados aqui. Uma coisa é certa, com um bom chá para relaxar, os dias vão passar bem mais tranquilos.