text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-filtrar-água-e-ter-certeza-de-que-está-limpa-e-própria-para-consumo_MOBILE.jpg

Como filtrar água e ter certeza de que está limpa e própria para consumo?

Mais de 80% das doenças em todo o mundo vêm do consumo de água contaminada, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse dado nos mostra como filtrar água é fundamental para evitar doenças como diarreia, hepatite, cólera, esquistossomose e outras doenças trazidas pela água.

Precisamos beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, fora a água que usamos para cozinhar. A água que abastece nossa casa é uma água tratada e geralmente transparente, sem cheiro e sem gosto, mas isso não quer dizer que seja uma água livre de impurezas. Também não quer dizer que seja uma água potável.

É muito importante ter certeza de que você e sua família estão bebendo uma água de qualidade, sem contaminações. Mas como filtrar a água e ter certeza de que está limpa?

Purificadores são aliados para saber como filtrar a água

O purificador de água é a opção mais segura na hora de garantir que a água que você e sua família estão ingerindo está de fato limpa. Além de filtrar a água, tirando as impurezas, ele possui também camadas de purificação, que eliminam vírus, bactérias, sais e cloretos.

Um sistema de purificação eficiente deve ser capaz de reter elementos como: sólidos suspensos (argila, areia, algas), contaminantes microbiológicos (bactérias, vírus) e químicos (cloro), removendo também possíveis sabores e odores.

Para saber qual nível de limpeza o purificador de água é capaz de fazer, fique de olho nas informações do fabricante. O nível P1 é o mais completo, capaz de barrar as menores partículas, como a E C1, menor bactéria conhecida pelo homem, além de remover até 99% do cloro existente na água. O nível P6 é o mais básico. É importante checar também se a empresa possui o selo do Inmetro.

Para garantir que a sua água esteja limpa, outros 2 pontos ainda precisam de atenção especial: a troca regular do filtro do purificador seguindo o prazo do fabricante e, também, a limpeza correta da caixa d´água que abastece a casa.