text.skipToContent text.skipToNavigation
O-que-é-galheteiro-e-como-usá-lo----mobile.jpg

O que é galheteiro e como usá-lo

Você sabe o que é galheteiro? O termo vem de galheta, recipiente usado para armazenar ingredientes, como sal, azeite, vinagre, pimenta e orégano, na cozinha ou na mesa. Esse tipo de utensílio doméstico, formado geralmente por 2 ou mais galhetas, pode ser encontrado em uma grande variedade de materiais. Existe galheteiro de inox, de vidro, de plástico e até de porcelana. Saiba como escolher e usar o melhor galheteiro para sua casa e em cada ocasião.

Galheteiro para cozinha

Se você está em busca de um galheteiro para cozinha, apenas para guardar os temperos que usa para cozinhar, a beleza do objeto pode não ser o mais importante. Nesse caso, o principal é a praticidade. Portanto, galheteiros mais simples e baratos, feitos de plástico, suprem a necessidade.

Galheteiro para o dia a dia

Para armazenar sal, palitos de dente e outras coisas que usamos à mesa no dia a dia, um galheteiro simples, de vidro e com tampa plástica, é o ideal. O objeto facilita a vida, pois você não precisa trazer todo o conteúdo da cozinha para a sala de jantar e ainda economiza espaço na mesa.

Galheteiro para ocasiões especiais

Um almoço em família, um jantar para amigos ou um momento romântico à mesa pedem mais sofisticação. Essa é a hora de investir em conjunto de pratos e talheres bonitos e um galheteiro elegante não pode faltar. Conjuntos de galhetas de inox e porcelana, embora mais caros, dão um charme especial à mesa. Neles, você pode colocar  ingredientes mais sofisticados, como azeite, pimenta do reino e molhos especiais.

Uma dica legal é investir em formatos diferentes para o próprio galheteiro, dando uma sofisticada na decoração da mesa. Modelos geométricos estão em alta, pois tem aquela linha cheia de classe. Mas dá para escolher os mais divertidos também, como modelos 2 em 1 que servem 2 molhos sem misturar; em formato de chef; de vaquinhas; entre outros.

Agora que já sabe o que é galheteiro, você certamente já usava esse objeto em sua casa sem saber do nome correto, que tal renovar o seu?

Mas, atenção, depois de muito tempo de uso e se não for esvaziado e limpo com frequência, restos de condimentos podem ficar grudados no galheteiro. Nesse caso, é interessante trocar o objeto. Por que não aproveita a oportunidade e investe em um galheteiro diferente?