text.skipToContent text.skipToNavigation
m_qualmelhorcafeteiraexpressaxeletrica_01.jpg

Qual a melhor cafeteira: Expressa x Elétrica?

Quem é apaixonado por café não abre mão de uma boa cafeteira, não é mesmo? Mas, na hora de comprar uma, vem a grande dúvida sobre qual é a melhor cafeteira: a Expressa ou a Elétrica? A primeira coisa que você precisa entender é que existe diferença no café de cada uma delas. Na expressa ele sai mais forte e encorpado, enquanto a elétrica oferece um café mais suave, pois é usado o método do coador.

Se você é daquelas pessoas mais tradicionais, a cafeteira elétrica funciona à moda antiga. A única diferença é que você não precisa ferver a água e passar o café. Ela mesma faz isso. Seu único trabalho é colocar o pó, o filtro, a quantidade de água e apertar o botão! É muita praticidade! Para comprar essa cafeteira, a principal coisa que deve ser observada é em relação ao seu tamanho e à jarra. Se na sua casa muitas pessoas bebem café, prefira as cafeteiras maiores, pois assim você pode fazer em quantidade maior. E se você for um pouquinho desastrado, leve em conta as jarras em aço, pois as de vidro são mais frágeis e exigem um cuidado mais delicado. 

Já para os amantes de café que preferem algo diferente, há várias opções, desde as mais simples até as mais sofisticadas, em cápsulas. Portanto, é importante saber, antes de tudo, as principais diferenças entre elas:

Automático x Manual

Enquanto a característica da automática é ser bem mais prática, fazendo apenas os ajustes mais simples, como quantidade de café e sistema de autolimpeza, a da manual é bem mais artesanal. É necessário um tempo maior para o preparo da bebida e requer um cuidado maior na limpeza, tendo que desmontar algumas peças após o uso.

Água quente e leite

Algumas cafeteiras expressas oferecem a possibilidade de preparar chás, pois conseguem proporcionar água quente direto do bico dosador, e bebidas com leite, como cappuccino. Quanto mais funcionalidades ela tiver, melhor será o seu investimento.

Cápsulas

Hoje em dia, diversas cafeteiras oferecem o sistema de cápsulas. A vantagem desses modelos é que possibilitam uma grande quantidade de sabores e aromas de forma prática. Basta colocar a cápsula na cafeteira, apertar o botão e pronto! É só curtir!

Portanto, não é possível afirmar qual dessas cafeteiras é a melhor, pois a melhor mesmo é aquela que se adapta às suas necessidades e também ao seu gosto. Se você quer apenas o cafezinho do dia a dia, as elétricas cumprem muito bem esse papel com toda a praticidade. Já se você quer algo mais sofisticado e com sabores mais intensos, as expressas são as ideais.