text.skipToContent text.skipToNavigation
5-receitas-de-petiscos-fáceis---mobile.jpg

5 receitas de petiscos fáceis

Você já viveu aquela situação de estar tranquilamente em casa e de repente a campainha toca anunciando uma visita inesperada? Ou de ter que preparar uma reunião informal em pouco tempo? Os aperitivos ou petiscos fáceis de fazer são a solução ideal para receber bem, beber e servir sem ter que perder muito tempo na cozinha.

Receitinhas de petiscos fáceis

Queijo temperado: corte queijo tipo minas em pequenos pedaços. Componha um prato com tomates-cereja partidos ao meio e folhas de manjericão. Regue com um fio de azeite e dê uma leve misturada. Se preferir, coloque o queijo e os tomatinhos no palito. Salpique manjericão.

Canapé de forno: corte fatias de pão em quadradinho ou use um cortador circular. Reserve. Em um liquidificador, bata maionese, cebola e queijo parmesão ralado. A quantidade vai depender de quantos canapés se pretende servir. Passe a pasta sobre os pães ou use bico de confeitar. Leve ao forno até dourar. Se quiser, enfeite com um pedacinho de azeitona ou uma folhinha de salsa.

Espetinho: coloque cubinhos de carne (bovina ou de frango) temperada a gosto em espetinhos de madeira. Intercale com pedaços de pimentão, cebola e tomate. Se desejar, acrescente linguiça ou bacon. Embrulhe cada espetinho separadamente em papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Depois disso, retire o papel e leve novamente ao forno por mais cerca de 10 minutos ou até que fique no ponto desejado. Sirva com torradinhas, molho vinagrete ou farofa temperada.

Bailinho: o nome vem do fato dele ser um petisco tradicional nas festinhas dos jovens dos anos 70. Em um palito, intercale cubinhos de queijo, rodelas de salsicha (ou cubinhos de presunto), tomate-cereja partido ao meio e azeitona sem caroço. Se quiser, acrescente uma folha pequena de manjericão. As quantidades dependem do número de pessoas. Sirva com um creme de sua preferência.

Kani com ricota: em um processador, misture 250 gramas de ricota, 2 ovos cozidos, 1 colher de sopa de salsinha picada, metade de 1 cebola média, 3 colheres de sopa de maionese, 1 colher de sopa de molho rosé, gotinhas de limão e sal a gosto. Retire a pasta do processador e junte a fatias finas de 12 barras de kani-kama. Sirva com torradinhas ou grissinis, aqueles palitinhos salgados que você encontra em padarias e hipermercados, também chamados de breadsticks.

Delícias práticas

Agora que você já tem 5 receitas de petiscos fáceis, trate de reunir os ingredientes e se preparar para receber seus amigos. Mas nada impede de preparar essas delícias para saborear mesmo sem companhia.