text.skipToContent text.skipToNavigation
comohigienizarescovadedente-mobile.jpg

Limpeza bucal: como higienizar escova de dente

Escova de dente é um dos itens mais importantes quando se trata de higiene bucal. Por isso a frequência com que é substituída a escova, sua limpeza diária e seu armazenamento devem ser feitos com cuidado e atenção. Do contrário, a escova de dente pode se tornar um grande transmissor de bactérias. Veja abaixo como higienizar escova de dente para evitar esse problema.

Cuidado diário

Engana-se quem acha que dar aquela batidinha na pia com o cabo da escova é o suficiente para mantê-la limpa. Todos os dias, após a escovação, é recomendável borrifar ou pingar enxaguante bucal na escova ou mesmo deixá-la submersa por 20 minutos em um recipiente com esse produto.

Como higienizar escova de dente: armazenagem correta

Geralmente, as escovas de dentes são guardadas no banheiro, local cheio de bactérias. Sendo assim, é muito importante ter um porta escova de dentes adequado. O mais recomendado é que ele tenha tampa para que a escova não fique descoberta e entre em contato com bactérias. Se não tiver, você deve usar aquelas capinhas plásticas que protegem a cabeça da escova. Mesmo com esses cuidados, a privada deve estar sempre tampada, principalmente quando a descarga for acionada.

Trocar de escova regularmente

Muita gente acha que só precisa trocar a escova de dente quando as cerdas ficam gastas. Mas, se isso não acontecer depois de 3 meses de uso, a peça deve ser trocada mesmo assim. É o que recomendam os profissionais da área. Outra dica muito importante é não compartilhar sua escova com ninguém. Mãe, pai, irmão, melhor amigo ou namorado estão inclusos nessa regra. A escova de dente é um objeto de higiene pessoal.

Outros cuidados para higiene bucal

Além de usar a escova de dente após as refeições, ao acordar e ao deitar a noite, também é importante completar a higiene bucal com outros cuidados. Usar fio dental e enxaguante bucal é muito importante. O fio dental serve para retirar aqueles restos de comida que ficam entre os dentes, onde a escova não alcança. Já o enxaguante bucal ajuda na desinfecção da boca, pois contém substâncias que matam bactérias.

Todos esses cuidados são imprescindíveis, mas não substituem a consulta regular a um dentista. É importante ter a avaliação de um profissional ao menos 2 vezes por ano se você não tiver algum problema de saúde específico.