text.skipToContent text.skipToNavigation
m_img_editorial_01.jpg

Ideias práticas de como organizar a casa

Os compromissos e tarefas do dia a dia dominam completamente nosso tempo, não é mesmo? E, com essa rotina diária, como organizar a casa em pouco tempo e de forma prática pode ser uma dúvida muito comum. Afinal, com a correria e as jornadas duplas, o resultado é um só: bagunça e objetos por todos os lados. Mas, acredite, isso tem solução!

 

Para evitar todo o estresse de uma casa bagunçada, confira algumas dicas valiosas para se organizar e manter tudo sob controle.

 

5 passos de como organizar a casa


1 - Para começar, é preciso entender que a casa não ficará organizada da noite para o dia. Para facilitar, vale montar um cronograma de tarefas. Especifique quais cômodos e o que precisa ser arrumado com mais urgência. Separe uma hora por dia e crie uma rotina de limpeza.


2 - Guardar, doar, jogar! Lembre-se sempre dessas três alternativas na hora de organizar a casa. Entre os objetos acumulados, defina quais deles ainda servem para você, são úteis e continuam em bom estado. São esses que você deve guardar. Os objetos que continuam em bom estado, mas já não são úteis, merecem um novo lar. Talvez seja hora de doar algumas coisas para alguém que realmente vá usá-los. Por fim, elimine todo o restante para ganhar espaço e um ambiente mais limpo.


3 - Analise se as coisas estão guardadas de forma funcional. Os objetos mais utilizados devem ser armazenados em locais de fácil acesso. O restante pode ser colocado em lugares mais escondidos, nos armários mais altos, por exemplo. 

4 - Considere ter eletrodomésticos, como máquina de lavar louça, micro-ondas e aspirador de pó, que são excelentes para quem tem pouco tempo disponível para as tarefas da casa.


5 - Uma ideia comum, mas sempre útil, é aderir às caixas organizadoras. Use-as para guardar livros, fronhas, lenços, perfumes, etc. Lembre-se sempre de identificá-las por fora, com etiquetas que descrevam o conteúdo. Outra boa opção são os belos cestos e caixas de vime, que organizam e decoram o ambiente ao mesmo tempo.