text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-dobrar-roupas-de-diferentes-tipos--mobile.jpg

Como dobrar roupas de diferentes tipos

Não é só na hora de fazer as malas para viajar que encontramos dificuldade em arrumar as roupas e fazer tudo caber de forma organizada. As gavetas também necessitam de atenção na hora de saber como dobrar roupas de maneira que caibam todas as peças, não amassem nem fiquem “fora da vista” de quem vai escolher algo para vestir.

Sem estragar as meias

Muitos acreditam que as meias ficam com os elásticos estragados em virtude de serem lavadas à máquina. Mas como explicar sobre as meias que são exclusivamente lavadas à mão e também têm seus elásticos esgarçados? Simples! O ideal é não usar uma para enrolar a outra, formando uma bolinha. O jeito certo de dobrar meias é colocar uma sobre a outra em forma de cruz e dobrar as partes (braços da cruz) uma sobre a outra. O resultado final é um quadrado perfeito. Dobradas assim, as meias cabem de forma mais organizada em gavetas com ou sem divisórias e não ficam esgarçadas.

Dobre camisas do jeito certo

Existe um truque antigo para quem quer dobrar camisas “de botão”, malha e também femininas: o uso do “gabarito”. O “gabarito” é um tipo de forma que você coloca nas costas da camisa e dobra as “sobras” por cima dele. Uma revista é um ótimo gabarito para ajudar você a dobrar camisas em tecido e malha. Coloque a camisa sobre a mesa com a frente virada para baixo. Na parte das costas, coloque a revista no espaço entre os ombros para ficar exatamente no meio das costas. Dobre as laterais e mangas da camisa por cima da revista, depois retire o gabarito pela parte de baixo da camisa, dobre essa parte de baixo até a altura dos ombros e pronto.

Dobrando calças

Calças compridas são guardadas normalmente no cabide, porém calças sociais e de tecido “mole” são dobradas de maneira diferente do que as jeans. As calças jeans são dobradas juntando as costuras laterais com os bolsos frontais “por fora”, depois é só pendurá-las no cabide. Calças sociais são dobradas seguindo os vincos, ou seja, junta-se os vincos frontais e traseiros, as costuras laterais devem ficar “de frente” para quem dobra. Feito isso, coloque-as no cabide.

Como dobrar roupas como casacos volumosos

O que fazer com aqueles casacos pesados e volumosos que não ficam bem em cabides, ocupam espaço de mais nas gavetas e não cabem em lugar algum? Fácil quando se tem organizadores a vácuo. A técnica é a seguinte: dobre o casaco e coloque-o dentro do organizador a vácuo do tamanho correspondente. Se preferir, ligue o aspirador de pó e faça com que ele sugue todo o ar de dentro do saco. Use o fecho “zip” para fechar a embalagem. Pronto. Aquele casaco enorme agora ocupa 80% menos espaço e pode ser guardado em armários e gavetas sem maiores problemas.