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Como conservar frutas sem perder sabor e vitaminas

Você já ouviu a expressão “comer pelos olhos”? Pois é assim que começa o hábito de comer frutas várias vezes ao dia. Quando se fica diante de uma fruteira bem variada e colorida, com frutas saborosas e cheirosas, logo dá vontade de comer, não é? A vantagem é que você “consome” saúde junto, na forma de vitaminas e outros nutrientes.

Mas como conservar frutas sem perder sabor e vitaminas? E como estimular o hábito de consumir frutas diariamente?

Geladeira não é essencial em alguns casos

Uma dica é deixar as frutas ao alcance dos olhos e das mãos. É claro que a geladeira ajuda a preservar certos alimentos, mas algumas frutas preservam melhor suas características naturais em temperatura ambiente.

As bananas, por exemplo, se guardadas sob refrigeração, têm amadurecimento lento, ficam mais duras e menos saborosas. Comprou bananas maduras? Deixe-as à vista e à mão para consumir ao longo do dia. Se estiverem longe do ponto de consumo, ou seja, verdes, basta deixar no ambiente e elas logo estarão prontas para serem saboreadas.

Aqui vai mais uma dica: as bananas amadurecem ainda mais rapidamente fora da geladeira se forem colocadas ao lado de maçãs. Isso mesmo! Ao amadurecer, a maçã produz etileno, que acelera a maturação de outras frutas.

Portanto, o contrário também é válido. Ou seja, se não quiser bananas maduras demais, guarde-as longe das maçãs. Aliás, as maçãs resistem bem em temperatura ambiente e podem ficar na fruteira sem problemas por vários dias.

Antioxidantes intactos

Melões e morangos também dispensam a geladeira. Assim, ficam mais suculentos, doces e com os níveis de antioxidantes intactos. No caso do melão, após tirada a primeira fatia proteja a parte aberta e procure consumir o restante em poucos dias.

Pêssegos, ameixas, abacaxis, laranjas e tangerinas, por exemplo, ao contrário do que se tem por hábito, também devem ficar fora de refrigeração para que amadureçam preservando textura, sabor e vitaminas.

Como conservar frutas: mais dicas

Procure comprar sempre frutas da estação e, de preferência, produzidas na região em que você mora. Evite exagerar nas quantidades. É mais vantagem renovar o estoque em intervalos menores do que perder produtos. E, quanto mais frescas, mais saborosas são as frutas.

Assim que chegar em casa, lave as frutas em água corrente, mas atenção para um detalhe: vitaminas são solúveis em água, com destaque para a vitamina C e a maioria das vitaminas do complexo B. Portanto, não prolongue muito a higienização das frutas.

As vitaminas A (manga), E (goiaba) e B (abacate), especialmente B1, B2 e B12, são sensíveis à luz. Para conservar frutas sem perder sabor e vitaminas, você deve optar por um lugar arejado e que não receba luz direta.

Aí estão apenas algumas dicas para saber como conservar frutas e tirar o máximo proveito na hora de saboreá-las. São cuidados simples, mas que devem virar hábito, pois vão trazer muitos benefícios para a sua saúde.