text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-congelar-alimentos-como-carnes-mobile.jpg

Como congelar alimentos como carnes, sopas e verduras

Como congelar alimentos

Quem tem uma vida corrida sabe que comida semipronta e congelada é a maior aliada de quem não tem tempo para cozinhar todos os dias. Nesse quesito, freezer (ou congelador), micro-ondas, potes e tigelas são os maiores aliados na hora de saber como congelar alimentos. Confira conosco.

Nem tudo pode ser congelado

O ideal seria poder congelar tudo e, em poucos segundos, aquecer no micro-ondas e comer. Mas infelizmente não é assim, alguns alimentos perdem a textura, nutrientes, sabor e propriedades ao serem congelados. Conheça alguns deles: maionese, gelatina, cural, pudins, chantilly, batatas, ovos cozidos, banana, creme de leite, queijos cremosos, alimentos engrossados com amido de milho, como molho branco, bechamel e mingaus.

Congelando verduras e hortaliças

Quando for congelar esse tipo de alimento, é necessário fazer um procedimento chamado branqueamento para manter as características de sabor, nutrientes, cor, textura e impedir a proliferação de bactérias.

Essa técnica consiste em lavar as hortaliças (retirando as partes estragadas) e mergulhá-las rapidamente em água fervente para, em seguida, lavar em água fria causando o choque térmico. Depois é só colocar em um pote e levar ao freezer. Para descongelar, use a parte de baixo da geladeira.

Carnes, peixes e aves

Antes de tudo, as carnes, peixes ou aves devem ser limpas e retiradas as suas pelancas, gorduras em excesso, escamas e vísceras (no caso dos peixes) para só depois serem congeladas. Fica a cargo de quem está congelando esses alimentos se eles devem ir inteiros ou cortados para o freezer. Para economizar tempo e espaço, carnes, peixes e aves devidamente fracionados e divididos em porções correspondentes a uma refeição podem ser acondicionados em potes e tigelas que ajudarão a ocupar menos espaço e facilitará na hora do preparo. Porém, esses alimentos também podem ser congelados depois de prontos e, na hora de comer, é só aquecer.

Sopas

Congelar sopas é algo bastante simples, porém requer alguns cuidados. Faça a sopa normalmente, mas não cozinhe os legumes de maneira total. Deixe-os “al dente”, pois, na hora em que forem descongelados, no fogão, o cozimento se completará. Macarrões também só devem ser adicionados durante o processo de descongelamento da sopa. Sopas que levam creme de leite na receita só devem recebê-lo pouco antes de servir.

Pré-cozimento

Congelar alimentos passou a ser uma prática comum para quem tem pouco tempo para cozinhar e não abre mão de comida caseira. Na realidade, alimentos cozidos que vão direto ao freezer não devem ser totalmente cozidos. O que ocorre é um pré-cozimento, pois, se não for assim, na hora de descongelar, a comida vai ficar cozida de mais e perde em sabor e textura. Exceto as comidas que já foram à mesa. Essas sim serão congeladas prontas.