text.skipToContent text.skipToNavigation
seu-carro-na-balada.jpg

Seu carro na balada: como regular som automotivo

Adquirir um bom som automotivo é um investimento para os amantes de carro, mas saber como regular som automotivo pode ser um desafio para quem ainda não tem conhecimento profundo sobre o assunto, por isso separamos algumas dicas que vão ajudar você no processo.

Primeiramente, é importante que todos os componentes do seu sistema de som sejam da mesma qualidade. Se você tem um player muito bom, mas alto-falantes medianos, o ajuste do som não vai acontecer, já que a entrega de cada faixa sonora vai ser diferente.

O momento ideal para fazer essa regulagem é assim que acordar, pela manhã, pois seus ouvidos estarão abertos e sem saturação. Outra dica importante é estar com as janelas e as portas do carro fechadas nesse momento para que não haja interferência externa de ruídos. Para começar, ajuste seu player em FLAT e desligue o efeito LOUD, se ele tiver.

A escolha da qualidade e do tipo de música utilizada para esse processo também é muito importante, por isso separe uma que tenha graves, médios e agudos e de preferência que conte com pelo menos 5 instrumentos musicais. Evite o formato .MP3 o máximo possível, pois a qualidade do som e os níveis de graves e agudos são alterados.

Deu play na música? Ótimo, a dica para manter a qualidade do som é não exagerar no volume. O indicado é algo entre 70% e 85% do volume. A maneira como você vai medir isso depende do volume de seu som. Dando um exemplo básico, se o botão de volume tiver numerações ou gradações até 18, vá no máximo até o 8 ou 8,5.

Comece analisando se o agudo está “sobrando” em relação às frequências médias. É aquele som que parece meio arranhado e estridente, sabe? Para fazer esse tipo de ajuste, uma boa dica é seguir as equalizações que alguns modelos de som trazem de fábrica.  

A regra geral aqui é imaginar as 3 frequências básicas (graves, médios e agudos) e ajustá-las com o grave tendo um ponto a mais do que o médio e o agudo dois pontos acima do médio. Essa equalização básica funciona para a maioria dos estilos musicais.

E, para os que curtem escutar o som “para fora do carro”, atenção à distorção do grave. A solução é reduzir o ganho do Bass até o áudio deixar de apresentar chiados, mas esse ajuste pode desequilibrar seu som, mesmo que a distorção desapareça e a percepção do som melhore muito.

Para os que amam pegar a estrada com o som no último volume

Viagens têm que ter trilha sonora, de carro, então, é mais do que necessário, é essencial. Por isso, na hora de pegar a estrada ao som das suas músicas favoritas ou daquela playlist especial, configure seu som automotivo corretamente.

O ajuste errado pode até aumentar o seu nível de estresse sem que você perceba, por isso é recomendado que o volume esteja relativamente baixo e com graves e médios acentuados.