text.skipToContent text.skipToNavigation
Tipos-de-escadas-para-casas-e-apartamentos---mobile.jpg

Tipos de escadas para casas e apartamentos

Seja para pegar objetos no alto das prateleiras, seja para trocar uma luz, mexer no chuveiro, instalar ventiladores, pintar paredes, entre outras situações rotineiras, a escada é um item indispensável na sua casa. Em tamanhos e modelos diferentes, você sabe quais seriam os tipos de escadas mais úteis para você? Descubra!

Tipos de escadas

Existem 3 tipos comuns de escada. A paralela, aquela que precisa de um apoio na parede. A dupla (cavalete ou de abrir) e a extensível, semelhante às das concessionárias de luz e operadoras de TV a cabo. A escada paralela é adequada para pequenos serviços, deve ser apoiada de forma correta e em uma superfície resistente para que não aconteça acidentes.

A escada dupla é indicada para determinados serviços, como troca de lâmpadas, por exemplo, ganha nos quesitos estabilidade e rigidez e acaba sendo uma das mais populares por ser prática. A extensível é uma opção para acessar vãos de difícil acesso, como prateleiras, guarda-roupas e até pinturas nos cantos mais altos. Porém, por serem bem maiores, geralmente necessitam de mais de uma pessoa para carregar a escada com segurança.

Materiais utilizados nas escadas móveis

Um modelo bastante procurado é a escada de alumínio. Ela é mais leve que as demais, não enferruja e é bastante resistente, sendo eficiente para todos os serviços -  menos os que envolvem eletricidade, já que é um material condutor. Também conhecemos a escada de aço, que possui uma excelente durabilidade e é resistente, aguentando grandes cargas.

A de madeira é utilizada em obras e, além de ser mais pesada, é preciso que esteja em boas condições para seu uso (madeira de qualidade, sem estar ressecada e/ou úmida). A de fibra de vidro é conhecida pelo público por ser bastante resistente, sendo mais leve que a de aço e de madeira, e ter uma vida útil muito maior. Essa conta também com o fato de ser isolante, o que a torna mais segura. Indicada para qualquer serviço de pequeno porte.

Tamanho ideal

Há escadinhas com apenas 2 e 3 degraus, eficientes para áreas mais baixas, porém elas não possuem tanta versatilidade quanto às escadas com 5 a 7 degraus, que são ótimas para casas e apartamentos.

Dicas

Uma coisa é fato: escadas, por mais que passem por processos de segurança, podem causar acidentes. É preciso tomar muito cuidado na utilização. Se você optar por uma escada mais simples, coloque-a em um piso antiderrapante, rígido e longe de portas abertas e janelas. E não se esqueça também de calçados antiderrapantes!

Atenção ao limite máximo de cada escada antes de comprar um determinado modelo. Sobrecarga tende a diminuir a vida útil da ferramenta, inutilizando seu uso doméstico. E, por último, não menos importante, exija o selo de segurança do fabricante!