text.skipToContent text.skipToNavigation
Segurança-dirigindo-na-chuva---mobile.jpg

Segurança: dirigindo na chuva

O motorista precisa ter atenção redobrada sobre todos os aspectos ao andar nas cidades e nas estradas em dias de chuva. Para não ter problemas em dias como esses, trouxemos algumas dicas para que você pegue o trânsito com mais tranquilidade e se saia bem dirigindo na chuva.

Não abra mão do GPS

O aparelho GPS hoje é fundamental na locomoção dentro e fora das grandes cidades e não apenas para indicar o caminho certo a ser pego. Os GPSs mais modernos ainda ajudam no acompanhamento do tráfego e dizem onde estão as barreiras e os controles eletrônicos de velocidade que geralmente provocam uma lentidão nas vias.

Dirigindo na chuva? Dobre a atenção

Em dias de chuva, mais do que nos outros dias, a atenção do condutor deve estar na via. Não se pode esquecer que, em dias chuvosos ou úmidos, a velocidade das avenidas acaba diminuindo naturalmente para que não ocorram acidentes e é importante se atentar sempre para a pista escorregadia ou os nada incomuns buracos provocados pelas enxurradas urbanas.

Sem celular na mão

As multas flagradas por motoristas com celular na mão têm aumentado a cada dia e, mais do que isso, já é comprovado como o celular gera problemas de falta de atenção ao trânsito. Não se pode manter as mãos ocupadas em momentos tão delicados como os que devem ser reservados à direção, muito menos se formos pensar em dias chuvosos e que sempre possuem imprevistos.

Aumente a atenção sobre as regras básicas de direção

Mantenha uma distância segura dos outros automóveis, deixe os faróis e lanternas ligados para que os outros vejam você com clareza e esteja ciente da possibilidade de aquaplanagem. Com todos os equipamentos ligados e sua atenção focada, diminui a chance de erros bobos na hora de dirigir em uma situação como essa.


Dirigir na chuva é um desafio tanto para motoristas experientes quanto novatos, por isso não é bom arriscar. Siga as nossas dicas e tenha uma boa viagem!