Preencha o formulário para iniciar uma simulação do modelo de consórcio mais adequado para você e o seu momento.
Sem juros
Compra planejada
Parcelas flexíveis
Mais economia
Poder de compra
Você escolhe o plano
Oferta de lances
Prazo de acordo com o bem
Veículo usado como lance
Reforma de imóvel
Imóvel na planta
Imóvel usado
Moto nacional ou importada
Casamento
Viagem
Intercâmbio
Mais de
340 milbens entreguesMais de
85 milclientes ativos em todo o BrasilMais de
28 anosde mercadoHá
10 anoseleitos como GPTWTemos
Selo RAde excelência de atendimentoSeu
FGTSpode ser usado no consórcio!*O que é um consórcio?
Trata-se de uma modalidade em que pessoas, físicas ou jurídicas, com os mesmos objetivos, reúnem-se em grupo para poupar juntas e adquirir um bem (casa própria, reforma, carro novo, moto, eletrodomésticos) ou serviço.
Grupos: entenda como funcionam no consórcio
Com o grupo estabelecido, os integrantes se comprometem a pagar mensalmente uma parcela que, somada às outras, forma uma poupança conjunta. Com os recursos do grupo, é possível adquirir o bem de interesse coletivo. Com isso, todos os membros do grupo serão contemplados por meio de sorteio ou lances. Mesmo depois de receber a carta de crédito para a aquisição, o consorciado contemplado deverá continuar pagando as mensalidades até o fim do contrato. É relevante dizer que existe uma garantia de recebimento do bem.
O papel do BACEN e das administradoras de consórcio
De acordo com a Lei Nº 11.795/2008, o Banco Central do Brasil é a autoridade competente para regulamentar e fiscalizar o sistema de consórcios no Brasil. Assim, o Banco Central deve fiscalizar o funcionamento das administradoras e dos grupos por elas reunidos. As administradoras têm o papel de reunir os grupos e administrar os recursos de cada um deles, além de convocar as assembleias ordinárias para proceder com os sorteios e lances.
Como são definidas as prestações do consórcio?
O valor das parcelas do consórcio é definido de acordo com o valor do crédito do bem, que é dividido pelo tempo que escolher investir, mais a taxa de administração, diluída, mensalmente, entre as parcelas. É a taxa de administração que garante segurança e transparência para gerenciar a saúde financeira do grupo e a contemplação de todos os participantes. Trata-se de uma remuneração para a administradora garantir a gestão de todos os serviços no processo de consórcio.
Planejamento Financeiro
A falta de pagamento impossibilita a aquisição dos bens, por isso é importante manter um planejamento financeiro e escolher um plano que esteja dentro do seu orçamento. Sem contar, as multas e os juros por atraso que encarece mais o seu consórcio. Mas existem maneiras bem flexíveis de resolver atrasos e imprevistos: 1) Transfira sua cota para outra pessoa interessada em entrar no grupo 2) Troque de plano de consórcio, reduzindo seu crédito, cujas parcelas serão menores 3) Ou se for realmente inviável, pedir para sair do grupo. Mas caso decida sair do grupo, haverá uma multa contratual e o recebimento do valor investido, nas parcelas pagas, será pago apenas depois que for sorteado.
Como funciona a carta de crédito do consórcio?
Ser contemplado no consórcio significa que o consorciado recebeu a carta de crédito para a compra do bem que ele havia contratado. A contemplação do consórcio pode ocorrer por meio de lances ou sorteios.
Como funciona a contemplação por sorteios?
No sorteio, todos os cotistas têm a mesma probabilidade de serem contemplados. O sorteio ocorre nas assembleias gerais ordinárias de acordo com as regras do contrato e com os recursos existentes no “caixa” do grupo. Não há como prever quando o consorciado será contemplado, podendo ser no primeiro ou no último sorteio. Quando contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito e pode ter flexibilidade de escolha de acordo com o valor de sua carta. Se o consorciado não quiser utilizar a carta de crédito no momento em que a recebeu, prevalecem as regras do Banco Central sobre a utilização do crédito.
Como funciona a contemplação por lances?
Quem não quiser depender apenas da sorte pode recorrer aos Lances, que podem ser livres, fixos ou de antecipação. Esses lances funcionam como leilões, ou seja, quem oferece mais dinheiro leva o bem. Os critérios para oferta e desempate de lances devem ser definidos anteriormente em contrato. Nos lances livres, o consorciado oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Esse percentual é sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo. Já no lance fixo, o consorciado oferta um percentual fixo de 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Quando o lance for de 50%, o consorciado deverá tirar 25% da carta e 25% de capital próprio. Por fim, no caso do lance de antecipação, consideram-se todas as parcelas pagas antecipadamente. O próximo tópico vai explicar tudo sobre as parcelas do consórcio.
Quais são os tipos de consórcio?
Por meio de consórcio é possível adquirir carros, casas, equipamentos médicos, pagar um curso de graduação ou uma festa de formatura, e os tipos de consórcio mais populares são: consórcio de automóveis, consórcio de imóveis, consórcio de motos e consórcio de serviços.
Quais são as formas de ingressar em um grupo de consórcio?
Existem três formas para ingressar em um grupo de consórcio: grupo em formação, cota vaga e cota de transferência. No caso do grupo em formação, significa que a administradora ainda está reunindo os interessados, ou seja, ninguém foi contemplado ainda. Já quando o grupo foi formado e está ativo, você pode ingressar ou por cota vaga, que é disponibilizada para comercialização, ou por cota de transferência. Nesse último caso, você compra diretamente de um dos consorciados, mas deverá ter a anuência da administradora. Comprando essa cota, você será responsável pelos direitos e pelas obrigações do consorciado que efetuou a venda..
Por que fazer um consórcio?
O consórcio possibilita adquirir bens e serviços que exigem altos valores com flexibilidade, já que você pode planejar e escolher uma carta de crédito de acordo com suas condições. O consórcio ajuda a economizar dinheiro com um objetivo bem definido, já que seria bem mais difícil guardar essa quantia sem ter esse compromisso. Ao fazer um consórcio você está planejando o futuro, seja ao programar a compra da sua casa, ao pensar no futuro dos seus filhos ou até mesmo ao comprar a sede do seu negócio.