em 1x no cartão ou boleto
Posted August 11, 2020 in Infantil by Toni Torres
Com a enorme oferta de brinquedos infantis disponível atualmente, não é tarefa fácil escolher quais comprar para o pequeno. Mas a escolha dos brinquedos não deve ser subestimada, pois alguns podem ser valiosos recursos no desenvolvimento psíquico e motor dos seus filhos, além de auxiliarem no seu desenvolvimento social, por meio da interação com adultos e outras crianças.
Por volta dos 2 anos, a criança começa a se perceber como indivíduo em relação ao mundo, e os jogos educativos e lúdicos passam a ser especialmente importantes para ela. Veja, a seguir, quais são os melhores jogos para crianças de 2 anos.
Por volta dos 2 anos, a criança começa a exibir claros sinais de individualidade. Até então, o pequeno costuma seguir os modelos e as decisões dos pais, mas, durante a famigerada “adolescência do bebê” (como muitos chamam a fase dos 2 anos), ele passa a se perceber como indivíduo, com desejos e opiniões próprias, e isso gera uma enorme necessidade de tomar decisões e fazer escolhas por si.
Além disso, a criança de 2 anos está começando a correr, pular, arrastar, puxar e empurrar, ou seja, é uma fase crítica do seu desenvolvimento motor. Ainda, também começa a dominar melhor a faculdade da linguagem, permitindo que ele possa se expressar melhor.
Veja, a seguir, 3 tipos de jogos que irão auxiliar o desenvolvimento do seu pequeno:
Blocos de montar
Especialistas em desenvolvimento infantil afirmam que brincar com blocos de montar desenvolve o raciocínio espacial, bem como a consciência de proporções e padrões. Durante a montagem dos blocos, o pequeno pensa sobre que peças vão funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser.
Ou seja, os blocos de montar também trabalham habilidades como resolução de problemas, criatividade, planejamento e organização. Os blocos de montar auxiliam no desenvolvimento motor, já que a criança precisa de coordenação para encaixar os blocos uns nos outros.
Brincadeiras de faz de conta
As brincadeiras de faz de conta são marcadas por um diálogo da criança com outras crianças, com adultos e mesmo com bonecos. Elas requerem constante negociação de significados e de regras que regem uma situação conforme as crianças assumem papéis. Ao mesmo tempo em que desenvolvem importantes habilidades, as crianças trabalham alguns valores, examinam aspectos da vida cotidiana e apreendem os matizes emocionais de diferentes personagens.
Hoje, sabe-se que a ludicidade não se trata apenas de diversão, mas também de uma forma de estimular o desenvolvimento geral da criança por meio da assimilação e transformação da realidade.
Quebra-cabeças
Quebra-cabeças com poucas peças ajudam a estimular o raciocínio lógico, a concentração, a observação e a persistência do pequeno.
Movimentos com os olhos e com as mãos executados, ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura. Estudos realizados com crianças com idade entre 0 e 3 anos concluíram que montar quebra-cabeças auxilia a firmar as bases que as crianças precisam na vida, como autoconfiança na resolução de problemas e os torna aptos a explorar, cometer erros e aprender.
Aproveite essas ofertas