em 1x no cartão ou boleto
Posted August 11, 2020 in Infantil by Toni Torres
Com tantas opções de lazer tecnológico, às vezes as crianças ficam até isoladas, hipnotizadas diante da tela do computador, tablet, TV, celular. São realmente inúmeras possibilidades. Mas, desligar e se conectar com um lado menos tecnológico da diversão e criar brincadeiras para crianças é fundamental para pais e filhos exercitarem a criatividade e ter um tempo de qualidade juntos.
Seguem algumas dicas de brincadeiras para passar aquela tarde chuvosa ou apenas um dia off-line, desconectado, mas não menos divertido e até mesmo com alguns brinquedos. Desde brincadeiras clássicas que animaram a sua infância até ideias mais inusitadas. Vem ver e se inspirar.
Crie um mundo a parte, um cantinho mágico, cheio de lençóis, cobertas, edredons, toalhas e travesseiros. O objetivo aqui é montar um local aconchegante para todo o tipo de brincadeira. E, fazer isso acontecer, é bem simples: prenda um lençol na parte de trás do sofá e ampare o outro extremo do lençol com 2 cadeiras.
Existem outras técnicas de “construção”: você pode empilhar caixas e criar “paredes” ou apenas jogar um grande lençol por cima da mesa e se abrigar embaixo dela. Depende muito do espaço que você tem disponível, os móveis que compõem o ambiente e a quantidade de pessoas participando da brincadeira. O importante é deixar essa cabana ser o que a criança quiser, embarque na brincadeira que ela quiser e deixe a imaginação correr solta!
Essa brincadeira clássica é muito divertida e pode ter níveis diferentes de dificuldade, além de precisar de pouquíssimas coisas para acontecer. Com apenas papel e caneta, você pode escolher a quantidade de categorias que quiser e, assim, determinar o nível de complexidade da brincadeira.
Outro fator que pode aumentar o nível de dificuldade é o famoso e polêmico STOP, ou seja, a partir do momento que o primeiro participante acaba de preencher seu questionário, todos tem que parar também ou, talvez, estabelecer um tempo limite para todos os participantes. Pode parecer um jogo datado, mas mesmo dentro do seu formato, você pode fazer adaptações e movimentar a brincadeira.
Pode parecer simples e pode não parecer uma brincadeira, mas cozinhar é uma enorme diversão para crianças e, para fazer ela acontecer, você não precisa de nenhum apoio digital: só uma receita e os seus ingredientes. Que tal cozinhar o lanche da tarde com a crianças e ainda estimulá-las a conhecer os alimentos e o preparo deles? Escolha receitas simples como bolo, biscoitos e pizza.
Outra dica é: escolha receitas que você pode decorar ou montar com diferentes configurações. Assim, além do preparo em si, você ainda tem um momento de estímulo à criatividade com cores, sabores e texturas diferentes. Lembre-se: criança na cozinha só com adulto, então não deixe os pequenos sozinhos, ensine-os a importância de sempre ter um responsável com eles e de não tentar cozinhar sem supervisão.
Simples como esconder um objeto e iniciar uma caçada, mas lotado de possibilidades para deixar o jogo mais complexo e divertido. O tesouro pode ser um objeto qualquer da casa ou algo que as crianças queiram muito, como uma caixa de bombons ou o próximo jogo da tarde. Faça mapas ou dê dicas diante de prendas.
Você pode estender o jogo ou deixá-lo simples e rápido. Prepare-se para aquela correria e bagunça típica da criançada, então retire móveis que podem causar acidentes e objetos valiosos.
Para essa brincadeira, você não precisa nem de papel para se divertir: é só passar ao pé do ouvido qual é a mímica a ser feita. Mas você também pode escrever e colocar todas as sugestões de mímicas em uma tigela e o mímico sortear na vez dele.
A escolha de temas pode simplificar a brincadeira e deixá-la mais animada. Daí vale tudo, desde animais, até filmes, livros, personagens. Nivele os temas com a idade dos participantes para que não fique chato ou eles não conheçam do que se trata.
Aproveite essas ofertas